
SOBRE MIM
Prazer, meu nome é Roland de Oliveira Neca, mas pode me chamar de Roland Ray se quiser. Meu CRP é 06/99251.
Desde os 14 anos de idade decidi me tornar psicólogo ao entrar em contato com as obras de Carl Gustav Jung, me apaixonando pela ideia de não precisarmos nos definir por nossos sintomas, problemas, crenças antigas e eventos do passado, podendo contar com um espaço ético, técnico e seguro para descobrir nossas verdades, conhecer nosso inconsciente e criar ferramentas de cura e manejo da relação com o mundo.
Ingressei na graduação de psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), onde atuei como estagiário no Hospital Universitário, na clínica escola, no grupo de atenção à população em situação de desemprego e no atendimento domiciliar de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e familiares, com aprofundamento na temática de cuidados paliativos. Além disso, me desempenhei na produção acadêmica, com artigos sobre o atendimento hospitalar e a importância dos videogames para população adulta. Finalizei minha formação em 2010 (e é aí que provavelmente você percebe que sou mais velho do que pareço).
Após a graduação ingressei na pós-graduação em psicologia hospitalar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), voltada para a compreensão dos atendimentos clínicos (inclusive saúde mental) na perspectiva de saúde pública, o que implica a compreensão da psicologia de forma interdisciplinar e de um posicionamento de quem é paciente de forma não destituída de saberes e de sua própria compreensão do que lhe é benéfico, saudável e viável, em uma dialética com a ciência. Minha atuação centrou-se no ambulatório de ginecologia.
Trabalhei também no Centro de acolhida para população em situação de rua do Jaçanã, em atendimentos individuais, em grupo, intervenções psicoeducativas e manejo das relações entre a população atendida e as equipes de CAPS, UBS, UPA, Hospital Psiquiátrico Mandaqui, CRAS e CREAS.
Minha proximidade com a psicologia analítica "oficializou-se" com minha pós-graduação em psicologia junguiana e terapia corporal pelo Instituto Sedes Sapientiae (PUC), em uma formação que contempla não apenas os ensinamentos de Carl Gustav Jung como o entendimento do corpo como parte da clínica. O corpo atravessa a subjetividade constantemente e é atravessado pela mesma, em questões de imagem corporal, adicção, alimentação, ansiedade, cuidados paliativos, disforia e dismorfia.
Assim, são pensadas técnicas de trabalho que rompam o binarismo corpo versus psique, com ferramentas de imaginação ativa, relaxamento, aterramento, compreensão de sintomas, análise de sonhos e entendimento de imagem corporal, todas amparadas e regulamentadas pelo Conselho Federal de Psicologia.
Minha atuação em clínica particular iniciou em 2012, com atendimentos online pontualmente desde 2015 e regularmente desde 2018, quando a eficácia e segurança dessa metodologia foi comprovada os atendimentos foram autorizados por um número indefinido de sessões. Também atuo com palestras, workshops, ações e dinâmicas psicoeducativas para empresas, ONGs, espaços educativos e comunidades, trazendo o aspecto preventivo da psicologia, onde ela possa estar presente além da clínica, no cotidiano, antes do eclodir de crises e sintomas.
Atualmente me dedico também à paixão e interesse pela área de neuropsicologia, cursando a pós-graduação em neuropsicologia e reabilitação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
Sou também um apaixonado por mitologia, contos e lendas, desde os mais antigos aos mais atuais, videogames, animes, cinema, teatro e etc. Além da psicologia construo pontes comigo e com o mundo por meio das artes circenses, prática burlesca, artes marciais, trilhas, medicinas da floresta, política, esportes, alimentação e cozinha e nomadismo.
Desde então tenho acompanhado as mais diversas jornadas e aprendido com todo mundo que cruza meu caminho, realizando dia após dia o meu sonho de poder mudar o mundo. Sim, porque quando uma pessoa se transforma isso de certa forma muda o mundo. Ofertar um cantinho e um momento para olhar para si, mesmo com todos os desafios que isso comporta, é sempre recompensador. Só tenho agradecimentos a quem traçou e traça essa jornada e me permite fazer parte do caminhar e não há um dia que não finalizo minha atuação com um sorriso no rosto e a certeza de que encontrei meu ikigai, um conceito japoneses que fala sobre encontrar um trabalho significativo para o mundo e para si.
Certificações
-
Graduação como bacharel em psicologia - USP- 2010. Ver diploma
-
Graduação como psicólogo pela USP - 2010. Ver diploma
-
Pós-graduação em psicologia analítica (junguiana) e abordagem corporal - Instituto Sedes Sapientiae (PUC) - 2015. Ver diploma
-
Pós graduação em psicologia hospitalar - USP, 2012. Ver diploma
Qualificações
Terapia do Esquema: atendimento de pacientes com quadros persistentes e graves como borderline, distúrbio alimentar e síndrome de Diógenes - Grupo Wainer Psicologia.