top of page
Logo Raio Psi branca.png

Raio Psi

Mudar de país não é fácil!


ree

Eu já morei fora, em países europeus e latinoamericanos. Eu sei que não é tudo fácil. Porém, como conversar sobre essas mudanças e perceber se está valendo a pena? Como lidar com coisas diferentes como clima, uso de uma língua que não a materna, desorientação espacial, costumes diversos?


Quando morava fora eu lembrei de uma musiquinha infantil lá das antigas, que dizia "nem tudo que reluz é ouro". Ou seja, mesmo que as pessoas idealizem o viver fora e, de fato, é muito maneiro sim conhecer o mundo, a experiência pode ser repleta de momentos frustrantes, ainda mais se permeada por mudanças que não se deram apenas por gosto, curiosidade, aventura... muitas vezes se deram por necessidades profissionais, econômicas ou até mesmo de segurança (uma das minhas mudanças foi no final de 2018. bom, é meio pré entendido o que eu quis dizer).


Vivemos ainda essa idealização de outros países, especialmente norteamericanos, europeus e mais recentemente alguns asiáticos como Japão e Coréia do Sul. Porém, não há mudança que não seja acompanhada de qualquer grau de desconforto.


E assim como "nem tudo que reluz é ouro", também "nem tudo que balança cai". Se você está passando por uma migração delicada ou conhece quem esteja, vamos falar sobre!

 
 
 

Comentários


bottom of page