top of page
Logo Raio Psi branca.png

Raio Psi

O seu corpo NÃO adoece para "te ensinar uma lição"


ree

Você já ouviu falar que a somatização é o corpo "dando uma lição, mostrando o que não é visto", coisas assim? Ou seja, além de sofrer com stress e consequências do mesmo muitas vezes as pessoas são colocadas como culpadas por passar por isso. Muito dessa culpabilização provém de uma ideia de somatização como um processo até mesmo "meio místico". De fato algumas vezes ele é sincrônico, alguém pode se afetar com uma dor no braço e perceber que "está carregando mais do que deveria", mas antes de tudo a somatização é a resposta do corpo ao stress e culpar uma pessoa por ser respondente ao stress só gera mais stress.


O stress leva à liberação de cortisol e adrenalina, aumentando a frequencia cardíaca, pressão arterial, tensionando músculos e acelerando a respiração, tudo isso para "fugirmos de um leão no meio da savana", mas... e o leão do imposto de renda? O corpo reage ao stress do leão do imposto de renda igualzinho ao da savana.


Agora, imagina uma máquina que liga e desliga o "modo survival" toda hora, colocando o organismo constantemente a milhão! Isso desgasta! O desgaste gera adoecimento por enfraquecer a resposta imunológica, desencadeando vários sintomas. Somatizar não é efeito de seu corpo "te dando uma lição e mostrando o que você não está vendo", o seu corpo não está te punizando*, está adoecido e cansado. Você está doente e com cansaço. Quantas vezes você ouviu, por exemplo, que "guarda rmágoa dá câncer?". Isso só gera mais culpa para a pessoa adoecida, em um momento delicado. (*punizando: palavra que inventei a respeito do conceito "a melhor lição vem pela punição", "punir + ensinar").


Parando para pensar... onde foi que ouvimos tanto "tá doendo que é pra aprender", "é doendo que a vida ensina", "enquanto você não enxergar vai ser necessário esfregar na sua cara"?

 
 
 

Comentários


bottom of page